Diagramas de Iluminação

Os esquemas de iluminação ajudam-nos a explicar configurações de iluminação ou a fazer o estudo do posicionamento de fontes de luz e reflectores ou outros objectos de controlo de luz. Permitem-nos criar esquemas de iluminação detalhados, com as fontes de luz utilizadas, as posições relativas, anotações sobre a luminosidade.

Podemos fotografar a configuração de iluminação final, mas um diagrama detalhado com as especificações de ferramentas utilizadas e intensidades luminosas, terá utilidade indiscutível em caso de reprodução.

Neste artigo vamos apresentar algumas opções gratuitas de ferramentas para a criação de diagramas de iluminação.

I. Ferramentas Online

I.a. The Online Lighting Diagram Creator

Esta ferramenta tem a flexibilidade necessária na organização do esquema e é bastante completa em termos de objectos disponíveis. É a ferramenta que recomendamos. Disponível em http://www.lightingdiagrams.com/Creator.
lighting_diagram

I.b. Sylights Diagram Creator

Alternativa viável em relação à ferramenta apresentada anteriormente. No entanto, é necessário que o utilizador se registe na página, para ter acesso a todas as funcionalidades. Disponível em http://www.sylights.com/lighting-diagrams/editor.
lighting02_sylights

I.c. Photo Diagrams

Ferramenta algo limitada funcionalmente, não é actualizado há algum tempo. Fica a nota para esta. Disponível em http://www.professionalsnapshots.com/PhotoDiagram/
lighting03_photodiagram

II. Ferramentas Photoshop

II.a. Diagrama Photoshop de Kevin Kertz

KEVIN KERTZ01

Trata-se da opção mais completa e com resultados mais satisfatórios de todas as opções referidas. No entanto, à data de escrita deste artigo, a página encontrava-se inactiva, pelo que pode ser difícil encontrar o ficheiro .psd para trabalho. Apenas por este facto, não a podemos recomendar de momento.

KEVIN KERTZ02

Disponibilizada gratuitamente por Kevin Kertz, em www.kevinkertz.com. Mais informação sobre esta ferramenta em formato Photoshop no seguinte artigo: D|Y Photography.

III. Estúdio Virtual

O acesso de ambientes de iluminação de estúdio nem sempre é viável. Os espaços apropriados, com o material necessário são recursos caros e de difícil acesso. A juntar a isto, a experimentação de diferentes esquemas de iluminação é um processo moroso.

Por estes motivos, torna-se interessante o acesso a espaços virtuais de experimentação de esquemas de iluminação.

III.a. Virtual Lighting Studio

Laboratório virtual, permite a experimentação de vários pontos de luz, de vários tipos e de vários ângulos. Disponibilizada gratuitamente em http://www.zvork.fr/vls/.

virtual lighting studio

GL Written by:

Be First to Comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *